segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Aos pessimistas, com carinho

Sobre o direito de desistir

Se você é um desses otimistas incuráveis, por favor, pare de ler esse texto agora, esse texto não vai te fazer bem e vai contra todos os seus valores, contra os valores de todos vocês que acreditam piamente que no final tudo acaba bem.
Todo mundo tem um limite, sim, eu sei que tem gente que parece que não, e sei que essas pessoas são altamente competentes, responsáveis, cumprem prazos e compromissos, são pontuais, são legais, dão conta de tudo, e eu, você e o resto de todos nós gostaríamos de ser assim e são nessas tentativas de querer ser como essas pessoas que a gente costuma se estrepar, com perdão da palavra.  Acorda e diz, cansei, vou ser altamente produtivo a partir de hoje e começa a se testar, assume mais compromissos e responsabilidades, abraça o mundo com as pernas e faz o seu melhor pra tudo dar certo.
Aí um belo dia você descobre que o seu melhor não é suficiente e faz mais e mais e mais e mais e mais e mais e mais e ainda não tá  nem perto de ficar bom, pode até ser o seu melhor desempenho na vida, mas você quer ser uma dessas pessoas de sucesso e sabe que ainda não fez o suficiente.
E as coisas começam a acumular, e você se doa mais e mais e mais e mais e mais e o resultado esperando nunca é bom, porque você está tentando fazer mil coisas ao mesmo tempo.
E sua cabeça vira uma zona e tudo passa a ter prioridade máxima, menos você.
E você dorme menos.
Come mal.
Está sempre correndo.
Sempre ocupado.
E sempre cheio de coisas pra fazer.
Acorda e vai dormir pensando em como dar conta das suas tarefas.
Eu tenho uma coisa pra dizer a você, você tem o direito de desistir.
Não tô falando pra você virar um "desistidor", uma arranjador de desculpas, um medroso.
Tô falando pra você reconhecer os seus limites, saber até onde você pode ir e o quanto você pode avançar, evoluir e qual o momento de parar, se for preciso parar.
Eu sei, essa coisa de você pode, você consegue, basta dar o seu melhor é altamente inspiradora, mas veja lá, não é a coisa mais funcional que eu já vi na vida, até porque eu tenho pouquíssimo pra falar sobre da vida, tem gente muita mais vivida e mais inteligente do que eu pra dar conselhos, eu não dou conselhos, eu só desabafo, obrigado por ler meus desabafos.
Eu queria achar um jeito melhor de poder falar, faz só o que você sabe que vai dar conta e faça bem feito e aumente sua carga aos poucos, faça disso um hábito, não precisa sair perfeito da primeira vez, refine, retrabalho nem sempre é a pior coisa do mundo, sim, tem gente que dá conta, tem gente que consegue por o pé na cabeça, mas não é porque ele consegue que você tem que conseguir. Acredito que a sociedade cobra de nós uma força que somos sim capazes de ter, mas não assim, de repente, a gente evolui, vai crescendo, amadurecendo, se conhecendo e se reconhecendo, por isso eu digo, desista se for preciso, desistir não é atestado de covardia, ninguém trabalha bem sobrecarregado, o emocional falha, a saúde falha, dê um passo atrás, você não vai ser uma pessoa melhor ou pior por isso.
As vezes persistência é só uma máscara pra teimosia, dar murro em ponta de faca, etc.
O sucesso vem com a caminhada e nem todo caminho é uma reta.
Assumir que o caminho escolhido é ruim é o primeiro passo pra mudar a rota.

2 comentários: